Monday, June 03, 2013

ESQUIZOFRENIA

E, de repente, a metamorfose. Não foi a manif, foi a discussão posterior no Gato Vadio. Soltei-me, libertei-me, disse o que pensava. Disse que não aceito o primado da economia, falei no capitalismo que violenta a essência do homem, no capitalismo que conduz à esquizofrenia e que é, ele mesmo, esquizofrenia. Falei no aumento galopante das doenças mentais, das depressões, dos suicídios e das tentativas de suicídio. Disse que essas questões não se resolvem só com dinheiro. E agora acrescento que as relações entre as pessoas são muitas vezes falsas, de compra e venda, de competição como manda o capitalismo que nos controla, que nos bombardeia, que nos imbeciliza via televisão, via media, que nos droga, que nos empurra para a mera sobrevivência. Disse também que, paralelamente ao agir, é preciso discutir o homem, o que é o homem, o que veio fazer á vida e à terra. Creio que é essa a minha missão enquanto escritor, enquanto pensador, se assim me posso definir. Tentar iluminar as consciências. E assim volto a mim mesmo.

No comments: