Monday, July 16, 2012

SONHADOR

Ainda existe bondade entre as pessoas, sobretudo quando as crianças estão presentes. Nem tudo está controlado pelo capitalismo dos mercados. Segundo Sócrates, toda a aprendizagem deveria resultar de um conjunto de questões: qual é o meu dever? Como devo amar? Que tipo de mundo quero e deveria querer? O que provoca a pobreza? O que é que a pobreza provoca? O meu dever é, sem dúvida, cultivar-me, procurar o conhecimento e transmitir esse conhecimento pelas mais diversas vias. Já aos 15/16 anos escrevia umas letras em inglês para uma banda imaginária: "Everybody Needs Love", "Sometimes I'm Me". Já então falava no amor e na liberdade, escrevia para mim, não sei bem, poucas pessoas leram essas letras. Agora chego a mais gente e desenvolvo a "philía", a amizade, a fraternidade. Certamente que quero um mundo diferente deste, um mundo sem mercados, sem atropelos, sem competição, um mundo onde os homens discutem a pólis e decidem na praça pública, sem necessidade de governos nem de polícias, um mundo de iguais, de gente esclarecida, sem ricos nem pobres. Como diz John Lennon em "Imagine", "tu podes dizer que sou um sonhador", talvez o seja, mas não suporto mais a castração mediática, não suporto mais que outros vivam por nós a nossa vida.

No comments: