Wednesday, February 23, 2011

O PADRE MÁRIO DE OLIVEIRA NA POESIA DE CHOQUE

Sessão de Poesia de Choque de Fevereiro 2011

O Livro da Sabedoria foi o mais Fecundo Poema de Choque

O LIVRO DA SABEDORIA esteve em grande destaque na Sessão de Poesia de Choque da terceira quinta-feira de Fevereiro 2011 (dia 17 à noite), realizada, como todos os meses, no Clube Literário do Porto. Esteve o Livro. E estive eu, na minha qualidade de sua principal Parteira. Digo bem, Parteira. Mais, muito mais do que Autor. Porque, sempre que o Escuto (mais do que lido, O LIVRO DA SABEDORIA tem de ser Escutado), eu próprio me sinto profundamente Interpelado. Não sou eu que escrevo O Livro Da Sabedoria, é O Livro da Sabedoria que me escreve a mim. E me faz, todos os dias.

Os Promotores da Sessão, A. Pedro Ribeiro e Luís B., dedicaram toda a primeira parte ao Livro. Mas ele não coube nessa primeira hora e, de certo modo, acabou por encher a Sessão toda. Porque, até os Poemas ditos na Sessão, pareciam “tocados” pelo Sopro Maiêutico que atravessa todos os versículos dos 50 Capítulos do Livro. Nunca um Livro, com 370 páginas, “mexe” tanto e tão profundamente com as pessoas. Ninguém que o Escute, consegue ficar indiferente. Ou igual. O Sopro Maiêutico que atravessa todo o Livro faz Abalar-Acordar, em quem o Escuta, a Raiz do Ser único e irrepetível que é cada Mulher, cada Homem. E, pela primeira vez na vida, Somos Nós. Não o que o Mercado e o seu Sopro Envenenado e Letal querem que sejamos.

Os dois Promotores da Sessão disseram, Emocionados e Empolgados, alguns Versículos do Livro. Como outros tantos Poemas. Porque O Livro da Sabedoria é um Poema, desde a Capa à Contracapa. Um Poema que nos Desassossega. Desinstala. Desperta. Levanta. Inopinadamente, vemo-nos Meninas, Meninos. Recém-nascidas, Recém-nascidos. Fragilidade Humana. Presença Desarmada. Antípodas do Saber que é Poder Armado e Financeiro. Também Sacerdotal-Religioso. Por isso, Seres Humanos. Perseguidos pelo Saber. Denegridos pelos seus agentes históricos. E sem lugar nas prateleiras do Mercado.

Já alguém viu exemplares d’O Livro da Sabedoria, nas prateleiras do Mercado? Implodiriam, se o Acolhessem. A Incompatibilidade é total, entre a Sabedoria e o Mercado. Como entre a Sabedoria e o Saber ao serviço do Mercado. Só a Sabedoria É. O Saber nunca É. O Saber Mata a Sabedoria. Como a Treva Odeia a Luz, assim o Saber em relação à Sabedoria. O Saber Odeia a Luz. Quem esteve na Sessão de Poesia de Choque pôde fazer a Experiência. Até o que, porventura, ainda há em nós de Saber entrou logo em Guerra Aberta com O Livro da Sabedoria. Atirou-se à Sabedoria. Mas a Sabedoria é tanto mais Fecunda, quanto mais Rejeitada, Odiada, Crucificada. O Saber é o Espinheiro. A Sabedoria, a Oliveira. O Século XXI, o do Mercado Financeiro Global, é o Espinheiro. E ao Espinheiro que produz espinhos e abrolhos, só o Derrubamos com a fecundidade da Oliveira. Ao Saber, só o Destronamos com a Sabedoria. Ao Poder Armado, só o Implodimos com a Fragilidade Humana Desarmada e Maiêutica. O Mercado não entende. O Saber não entende. Porque é Estéril, pior, Assassino.

O Livro da Sabedoria Encheu a Sessão de Poesia de Choque. Libertou a Palavra em cada uma, cada um. O Tempo foi curto, para tanta Palavra nunca antes Dita. Era já hora e meia da Madrugada, quando nos alertam que o Clube Literário tem horário de fechar. E o horário já estava muito para lá do que devia. Ficou nas pessoas fome de mais. Haveremos de arranjar maneira de nos Alimentarmos. Cada qual que Invente. A Sabedoria faz-nos Criadoras, Criadores. Quando a Comemos, sempre nos Superámos. Somos Inteiros. Porque a Sabedoria Despoja-nos de Tudo o que é Banal. Faz-nos Ser Inteiros.

No Facebook, já andam fotos e Comentários sobre a Sessão em que O Livro da Sabedoria foi o Poema de Choque Maior. Subversivo. Fecundo. Conspirativo. Muitas Noites assim e o Mercado ficará sem Chão. Sem servidores, elas e eles. E sem servidores, elas e eles, o Mercado Implode. Porque, em seu lugar, Levantam-se os Seres Humanos, em toda a sua Originalidade. E em toda a sua Fragilidade. Em toda a sua Maiêutica.

Em toda a Sessão, estive presente e Activo como um menino. Surpreendido com o que me era dado ver e ouvir. O Presbítero que sou foi bem o que sempre há-de ser: Parteira, para que cada uma das pessoas junto dele, Seja. E, nesta Sessão, todas, Somos. O Presbítero da Igreja é o antípoda do Sacerdote das Religiões. É menino entre as pessoas e com elas. E elas São. Enquanto ele se Extasia, perante tanta Originalidade, tanta Beleza, tanta Ternura, tanta Verdade, tanta Liberdade, tanta Autenticidade. Perante semelhante Eucaristia. O Eclesiástico e o Religioso não entendem. Estão aí, para Matar a Sabedoria. Primeiro, Matam o Presbítero. Reduzem-no a Sacerdote. A Funcionário. A Homem de Ritos. Um Comerciante. Já o Presbítero que não se transmuta em Sacerdote faz Implodir o Templo e o Altar. E vive entre os demais e com eles. Em tudo igual a eles, excepto na Idolatria. Porque ao Saber, ao Poder, o Presbítero sempre diz, NÃO TE SERVIREI. E não serve. Nem que o Saber, o Poder o Mate na sua Cruz, a do Século XXI. Bem mais refinada que a do Império, em Abril do ano 30, em Jerusalém.

www.jornalfraternizar.pt.vu

No comments: