Saturday, January 22, 2011

A REVOLUÇÃO ALASTRA


“Vários feridos, muitas detenções”
Manifestação pró-democracia na Argélia dispersada com violência
22.01.2011 - 11:55 Por PÚBLICO

Votar
|
0 votos
2 de 7 notícias em Mundo
« anteriorseguinte »A polícia dispersou esta manhã uma manifestação pró-democracia não autorizada na capital argelina, com testemunhas a indicarem que houve “vários feridos e muitas detenções”.
Entre os detidos estão membros do principal partido da oposição que organizaram o protesto, é relatado por vários media locais assim como pela agência noticiosa francesa AFP.

Cerca de 300 pessoas participaram na manifestação, onde foram confrontados por dezenas de agentes da polícia anti motim, armados com bastões e gás lacrimogéneo. “Há vários feridos... e muitas detenções”, relatou o líder do movimento Marchar pela Cultura e Democracia (RCD), Said Sadi, citado pela AFP.

As autoridades tinham na véspera avisado que o protesto era ilegal e urgiram as pessoas a não participarem nele. As manifestações públicas estão banidas na Argélia desde a imposição de um estado de emergência que dura desde 1992.

Mas o país assistiu nos últimos meses a vários protestos de rua, em contestação à subida dos preços dos alimentos, à semelhança do que se assistiu na Tunísia – onde a vaga de contestação acabou por provocar a queda do chefe de Estado Zine al-Abedine Ben Ali e a formação de um novo governo de transição até à realização de novas eleições legislativas e presidenciais.

Temendo um efeito de contágio fora de controlo do exemplo tunisino, as autoridades argelinas mantêm actualmente uma vigilância policial apertada sobre todas as formas de manifestação pública.

No comments: