Saturday, January 22, 2011

CHÁVEZ E CUBA


Através de um cabo de fibra óptica submarino
Venezuela leva Internet de alta velocidade a Cuba
22.01.2011 - 19:55 Por PÚBLICO, Agências

A Venezuela e a ilha de Cuba ficarão em breve ligadas através de um cabo de fibra óptica. Para além de permitir ao governo castrista o acesso à Internet de alta velocidade, esta medida é igualmente uma lição diplomática e política da Venezuela aos Estados Unidos, que mantêm há vários anos um embargo a Cuba.
“Quem sabe o cabo submarino não chega até os Estados Unidos?", ironizou Hugo Chávez (Tomas Bravo/Reuters)

O cabo submarino, que começa hoje a ser instalado, terá um comprimento total de 1600 quilómetros e vai unir La Guaira, no estado venezuelano de Vargas, à praia de Siboney, na oriental província de Santiago de Cuba.

Os governos de Caracas e Havana, que vêem a iniciativa como um ponto estratégico das suas relações bilaterais, indica a BBC Brasil.

Com o bloqueio norte-americano à ilha de Cuba desde 1958, os dois governos encaram esta instalação como uma forma de romper este cerco económico e diplomático.

"Um dia chegará ao fim esse bloqueio a Cuba, injustificado, terrível e arbitrário do governo mais poderoso do mundo, sem nenhuma razão", afirmou durante a semana passada o Presidente venezuelano Hugo Chávez. “Quem sabe o cabo submarino não chega até os Estados Unidos?", ironizou ainda o chefe de Estado.

Estima-se que este cabo de fibra óptica faça aumentar em três mil vezes a velocidade de transmissão de dados pela Internet e faça reduzir os custos do serviço no país, indicou o Ministério de Comunicação e Informática de Cuba, citado pela BBC.

Cuba liga-se à Internet através de satélite desde 1996 e a velocidade é muito lenta.

No comments: