Tuesday, December 28, 2010

ISTO COMEÇA A ARDER


grazia tanta grazia tantagrazia.tanta@gmail.com

Send email
Find email
View details
From: durgarrai@gmail.com on behalf of grazia tanta (grazia.tanta@gmail.com)
Sent: Tuesday, December 28, 2010 10:05:00 PM
To:


Porque é que a violência do governo não haverá de ter respostas à altura ?

- - - -
A28: cabine de pórtico de portagem foi incendiado com pneus

A cabine do pórtico para cobrança de portagens na A28 em Neiva, Viana do Castelo, foi vandalizada na madrugada de sábado, através da colocação de pneus a arder, informou este domingo fonte dos bombeiros, noticia a Lusa.
Segundo a fonte, a ocorrência registou-se perto das 5:00, tendo os bombeiros ocorrido ao local por duas vezes, a primeira das quais para apagar as chamas e a segunda a pedido da concessionária da A28, para abrir a porta da cabine.

A Lusa contactou a Via Verde, concessionária da A28, que se escusou a revelar se o incêndio afectou a corrente eléctrica e, assim, inviabilizou a cobrança de portagens, remetendo eventuais esclarecimentos adicionais para segunda-feira.

Aquele pórtico tem sido contestado por servir a maior zona industrial do concelho de Viana do Castelo, sendo muitas as vozes que já exigiram a sua remoção.

Os veículos da classe 1 pagam 75 cêntimos pela passagem naquele pórtico, subindo os preços para 1,25 euros, 1,65 e 1,80 consoante as viaturas forem da classe 2, 3 ou 4, respectivamente.

http://diario.iol.pt/sociedade/a28-vandalismo-portagens-scut-portico-tvi24/1221331-4071.html

A concessionária Litoral Norte e a Operadora ViaLivre da A28 (Matosinhos/Viana do Castelo) «repudiaram» esta terça-feira os actos de vandalismo levados a cabo contra as estruturas de portagem nesta estrada, o último ocorrido esta madrugada em Esposende.
A posição das empresas, que têm a responsabilidade na gestão e na operacionalização da cobrança de portagens, surge na sequência de mais um acto de vandalismo, ocorrido esta madrugada contra um pórtico localizado na A 28, em Esposende.

O acto foi perpetrado «por dois homens encapuzados que atacaram a tiro o pórtico», explicou a concessionária em comunicado, adiantando que comunicou o ocorrido à GNR que «já está a investigar o caso».

Segundo as empresas, o «ataque não afectou o sistema que continuou a funcionar como habitualmente».

A concessionária afirma ainda que se reserva o direito de «agir judicialmente para apuramento das responsabilidades» de forma a ser «ressarcida pelos danos causados».

São já dois os actos de vandalismo contra as portagens na A 28, sendo que o primeiro ocorreu na madrugada de sábado, na cabine do pórtico para cobrança em Neiva, Viana do Castelo.

Aquela estrutura, que tem sido contestada por servir a maior zona industrial do município de Viana do Castelo, foi vandalizada através da colocação de pneus a arder.

«Autismo» do Governo

A Comissão de Utentes do Litoral Norte disse, entretanto, à Lusa que os actos de vandalismo contra os pórticos da A 28 são consequência da «posição autista dos políticos», quando decidiram portajar as Scut.

«Não quiseram dialogar com ninguém e agora, quase inevitavelmente, acontece isto», frisou.

José Rui Ferreira justifica que estas atitudes surgem «perante um quadro de desespero» dos automobilistas que diariamente circulam naquela via.

É que as portagens na A 28, a estrada que liga Viana do Castelo a Matosinhos, tem-se «traduzido num encargo para as famílias e empresas que agora estão a reagir desta forma», aponta o porta-voz das comissões de utentes.




Perante este cenário, o representante da Comissão de Utentes diz não ter ficado surpreendido com estes actos.

Ainda assim, José Rui Ferreira fez questão de lembrar que o movimento criado para contestar a colocação de portagens nas antigas Scut «sempre promoveu iniciativas dentro de um quadro de legalidade».

O porta-voz da comissão termina dizendo que «acredita» que outros actos destes se possam repetir nestas vias.



http://diario.iol.pt/sociedade/a28-portagens-portico-vandalismo-gnr-tvi24/1221915-4071.html

No comments: