Tuesday, November 16, 2010

A CRISE DA ESQUERDA

Manuel BaptistaNovember 13, 2010 at 12:35pm
Assunto: A crise da esquerda

Estou convicto de que a esquerda (portuguesa) ainda não se recentrou no que é essencial porque está há demasiado tempo a «lamber as feridas abertas» pela derrocada do bloco soviético, pelo desmoronar do sonho de um «sistema socialista mundial» que iria progressivamente vencendo na competição com o capitalismo. O problema com esta esquerda (maioritária) é não ter querido acordar para a realidade há vinte anos. Os marxistas leninistas, das diversas tendências, são os mais conservadores. Guardam um respeito ritualístico pelos escritos dos «clássicos marxistas», mas são incapazes de os contextualizar ao momento em que foram escritos. A esquerda não autoritária (comunismo libertário, socialismo mutualista, anarco-sindicalismo...) deixou-se enredar em querelas de «capoeira» sem qualquer interesse, mas falhou a visão essencial de que os anarquistas (e conselhistas históricos) foram capazes de atempadamente ver o drama que era o nascimento do regime soviético, o facto de que se tratava não de uma forma «deturpada de socialismo» (trotsquistas dixit), mas sim duma nova forma de capitalismo, o capitalismo de estado. Todos os outros anti-sistema capitalista têm sido pouco eficazes na mudança social, pois se posicionam numa onda «culturalista».
Outros ainda, fazem «contestação» sem revolução, muitos ecologistas, feministas, e outros «one issue struggle people» (ou seja pessoas que se mobilizam exclusivamente por uma só causa).

É de dentro da esquerda revolucionária que tem de vir a crítica revolucionária. Á martelagem dos arautos do capitalismo senescente, ela deve responder com outras formas de estar /de ser/ de agir... que desemboquem numa saída -verdadeira, não ficcionada- para as crises.

A questão fundamental então é suscitar naqueles/as que realmente podem estar objectivamente interessados na revolução (uma enorme maioria do povo) a vontade de mudança.
Essa vontade só pode vir ao de cima, se cristalizar num programa, se houver uma enorme movimentação no sentido do apoderamento ou seja a autogestão das lutas e das organizações de classe genuínas, que são os sindicatos.
É a classe trabalhadora no seu conjunto que tem de se libertar a si própria, não é de fora desta que devem surgir as propostas organizativas e de estratégia (programa) e tática (iniciativas).

Uma instância - seja ela partido, sindicato ou associação - não pode arrojar-se o exclusivo disso, não pode ser vanguardista. Se o fizer, está a cortar pela raíz a unidade de classe. Sendo assim, não tem possibilidade de contribuir positivamente para a formação de uma frente AMPLA SOCIAL E POLÍTICA.

O povo trabalhador descrê da enorme força que tem quando está unido (não acredita já famoso slogan «o povo unido jamais será vencido!») mas isso deve-se à enorme auto-destruição da confiança, por parte de uma casta, que se «monta» no dorso dos trabalhadores e autoritariamente anda a desbaratar (há decénios!) o potencial de luta, fazendo o jogo (mesmo quando inconscientemente...) da burguesia. São pessoas destituídas de senso crítico e auto-crítico, incapazes de perspectivar a sua acção na história social. Ou seja, não são adequados ao momento. Infelizmente, são esses que detêm a maioria dos cargos nos partidos e sindicatos, o que bloqueia o processo da luta social.
É este o nó que os militantes têm de desfazer:
Substituir as lideranças caducas, ao mesmo tempo que se proporciona uma nova prática, de baixo para cima, de decisão horizontal, de democracia directa (inspirando-se no conselhismo, no anarquismo, no socialismo mutualista !).

No comments: