Monday, April 12, 2010

UM POETA NO PIOLHO NO LABIRINTHO


UM POETA NO PIOLHO NO LABIRINTHO
APRESENTAÇÃO DE "UM POETA NO PIOLHO" NO LABIRINTHO

A. Pedro Ribeiro apresenta o seu livro "Um Poeta no Piolho" (Corpos Editora) no bar Labirintho, no Porto, na próxima quarta, dia 14, pelas 22,00 h. A apresentação da obra vai estar do jornalista do Jornal de Notícias Sérgio Almeida. Suzana Guimarães e o autor vão dizer alguns poemas e outros textos do livro.
A. Pedro Ribeiro ou António Pedro Ribeiro nasceu no Porto em Maio de 1968, é candidato à Presidência da República pelo Partido Surrealista Situacionista Libertário e publicou os livros "Queimai o Dinheiro" (Corpos, 2009), "Um Poeta a Mijar" (Corpos, 2007), "Saloon" (Edições Mortas, 2007), "Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro. Manifestos do Partido Surrealista Situacionista Libertário" (Objecto Cardíaco, 2006), "Sexo, Noitadas e Rock n' Roll" (Edições Pirata, 2004) e "Á Mesa do Homem Só. Estórias" (Silêncio da Gaveta, 2001).
"Um Poeta no Piolho" assinala os 100 anos do café Piolho e as vivências do poeta no Piolho ao longo de mais de 20 anos, desde que era estudante de Sociologia na Faculdade de Letras do Porto. As discussões abertas e acesas até aos berros, as lutas estudantis, os empregados de mesa, os cafés, as cervejas. O espaço de liberdade onde ninguém olha para nós de lado se ficamos sós às mesas a ler ou a escrever. Os personagens do Piolho, as mulheres que passam e se sentam e nos acendem, os estudantes, os praxistas, a boémia, o hedonismo, o homem livre que fala e escreve, a liberdade, a libertinagem e a anarquia. O homem só que escreve e bebe. São alguns dos vários quadros que o livro traça.
António Pedro Ribeiro foi fundador da revista literária "Aguasfurtadas" e colaborou em várias revistas e publicações como "Bíblia", "Cráse", "Sinismo", "A Voz de Deus" ou "Conexão Maringá" (Brasil). Foi activista estudantil na Faculdade de Letras do Porto e no Jornal Universitário do Porto. Fez performances poéticas e poético-musicais nos Festivais de Paredes de Coura de 2006 e 2009 (com a banda Mana Calórica), no Teatro Campo Alegre nas "Quintas de Leitura" e recentemente, a 3 de Abril, na homenagem a Jim Morrison e aos Doors nas Galerias Lumiére, diz regularmente poesia nos bares Púcaros e Pinguim e no Clube Literário do Porto na "Poesia de Choque". Viveu em Braga, Trofa e actualmente reside em Vilar do Pinheiro (Vila do Conde).

No comments: