Friday, January 29, 2010

ESCRITORES MALDITOS NO DOLCE VITA

Autores malditos em debate no Porto
Literatura
00h30m

"A literatura: bênção ou maldição" é o tema do debate que vai reunir amanhã, às 17 horas, no Dolce Vita Porto (piso 2), cinco escritores que fazem da insubmissão e da resistência aos poderes instituídos as linhas-mestras das respectivas obras.

Ao longo de hora e meia, vão estar em análise questões como o contributo da literatura para a consciência crítica de uma nação ou de que forma devem os autores lidar com a crescente interferência do plano económico nas questões literárias.

Humberto Rocha, Raul Simões Pinto, A. Dasilva O., Virgílio Liquito e A. Pedro Ribeiro são os interveniente de um debate no qual está prevista ainda a leitura de escritos de cada um dos autores.

No local, será possível ver uma mostra com exemplares de vários títulos das Edições Mortas, editora emblemática criada e dirigida por A. Dasilva O. que privilegia desde a sua fundação textos fortemente reivindicativos e contestatários.

Artes em discussão

"A literatura:bênção ou maldição?'" está inserido no ciclo de debates "Cultura no centro", evento realizado mensalmente no Dolce Vita - nos últimos sábados de cada mês - que analisa a cada edição temas relacionados com a cultura e as artes.

Nos meses anteriores foram debatidos assuntos como o mercado para as artes plásticas em tempo de crise, a situação actual do teatro portuense ou a poesia portuguesa contemporânea.

O programa para os próximos meses inclui a discussão de temáticas como o Acordo Ortográfico, o jornalismo cultural ou os downloads ilegais.

www.jn.sapo.pt

No comments: