Monday, November 16, 2009

PCTP/MRPP

Nota de rodapé…15-11-09
Obscenidade bancária...

Os cinco maiores bancos do País apresentaram entre Janeiro e Setembro de 2009 um lucro combinado de 1,4 mil milhões de euros. Feitas as contas, BES, CGD, Santander Totta, BCP e BPI, que representam mais de 80% da Banca nacional, um lucro combinado de 5,19 milhões de euros por dia desde o arranque do ano.

Será necessário dizer mais algo, claro que não. É fartar vilanagem!

Enquanto o desemprego aumenta, as reformas baixam, as fábricas e empresas fecham portas, os ordenados base tem "aumentos" miseráveis, a Banca tem aumentos obscenos, como por exemplo o maior banco espanhol, Santander, uma subida de 0,3% em face igual período de 2008!
Os empréstimos mais caros para quem quer comprar casa, com a subida das margens de lucro, e ao mesmo tempo o crédito mal parado, subiu no passado mês de Agosto, 2,77%, afectando as famílias com maiores encargos e pequenos comerciantes.

Outro pormenor importante a ser focado, a CGD, BES e BCP, recorreram ao aval do Estado, usando garantias do Estado, quer dizer financiados com os impostos de quem trabalha, no valor de 5 milhões de euros. É fartar vilanagem!

Só com uma banca ao serviço do povo, como o partido defende e defendeu no seu programa às últimas legislativas, a nacionalização da banca, como um sector básico de uma economia de um país que se queira independente, é que estas situações terminarão sem apelo nem agravo e ao mesmo tempo obrigando a banca a ser o principal eixo na promoção do investimento público.

No comments: