Tuesday, September 08, 2009

O PRIMEIRO TASCO


Aqui na "Casa do Preto"
em Pitões das Júnias
é que se está bem
os velhotes a jogar às cartas
o casal a beber cerveja
e a ler o "Notícias do Barroso"
eu próprio com a cerveja
à minha frente
a juventude a entrar
e a jogar aos matrecos
que paraíso!
Que rica vida!
Sou como o meu pai
os outros que vão para o rio
eu fico aqui no tasco
a tomar apontamentos
e a beber umas cervejinhas
isto é que é a vida
isto é que é reinar
e até há gajas para olhar
e há cacau
enquanto houver cacau
há cerveja
e vida
e o resto é conversa
voltamos ao mesmo
estejamos no monte
ou na cidade
o concurso do gordo imbecil
é que dá em todo o lado
sempre à hora
o gordo imbecil
o àlcool é a minha religião
olha, damos dinheiro a estes
em vez de darmos aos outros
aqui no primeiro café da aldeia
no primeiro tasco que encontramos
em Pitões das Júnias
e até as mamas jogam matrecos
mas já se foram
e continuo com a cerveja à minha frente
é ela que me dá vida
a paisagem também ajuda, claro,
estou no primeiro tasco da aldeia,
Gotucha,
não há nada que enganar
sinto-me senhor
sou o senhor das redondezas
bebo e os outros
jogam ao rei, ao às e à bisca
somos todos uns ases
excepto o gordo imbecil do programa
esse é um suíno
e entra mais gente
é entrar, minha gente!
Só falta aqui a Gotucha
Ah! Agora sentes falta da Gotucha!
Deixaste-a ir para o rio
e tu vieste para o tasco
na verdade, fartaste-te de ver rios
precisavas de estar aqui
a beber e a comer queijo
a olhar para o mundo
estás com as unhas compridas, ó poeta!
Precisavas de saborear a humanidade
a seguir ao cemitério
o primeiro tasco
não há que enganar
a gerência até gosta de mim
porque sou um cliente que consome
isso é que importa
não há aqui doentinhos
nem esquisitinhos
desde que haja cacau para pagar
isso é que importa
já nem suporto essas conversinhas
da conveniência
só bebo mais esta
por causa da Gotucha
de resto sou um artista
é isso que sou
um artista
nem sequer preciso de telemóveis
na Idade do Ouro
não havia telemóveis
talvez queiras
que faça um discurso
de cinco horas à Fidel Castro
tu não sabes as ligações que eu tenho
olha, até posso ter contas na Suiça
mas talvez não interesse agora falar nisso
os meus abismos estão dentro
da minha cabeça
aliás, está tudo dentro da cabeça
até tu, ó miúdo,
me começas a enervar
se soubesses de onde venho
se soubesses quem eu sou
no primeiro tasco, Gotucha,
oito horas
Telejornal
José Rodrigues dos Santos
incidentes no Seixal
começo a preocupar-me, Gotucha,
"Casa do Preto",
Gotucha,
à esquerda do cemitério
estás a ouvir a minha voz, Gotucha?


Pitões das Júnias, 25.8.2009

No comments: