Saturday, January 24, 2009

ANARQUISMO E ANTROPOLOGIA


Livros: “Anarquismo e Antropologia” e “Dicionário da Anarquia”
Segunda-feira, 5 Janeiro 2009
[Acabaram de ser lançados dois livros que merecem ser conferidos. "Anarquismo e Antropologia", saiu na Espanha e fala das "relações e influências mútuas entre a antropologia social e o pensamento libertário". Já "Dicionário da Anarquia", foi editado na França, e é um livro que ao longo de suas 665 páginas aborda os principais defensores da anarquia, as idéias e pensamentos anarquistas no mundo contemporâneo, a sua influência, muitas vezes negligenciadas, e ainda ignoradas.]

Anarquismo e Antropologia

Desde Piotr Kropotkin até Pierre Clastres, passando por Marcel Mauss ou Radcliffe-Brown, um enigmático vínculo tem ligado o anarquismo e a antropologia. Hoje, dentro do esforço por defender antropologias não-hegemônicas está emergindo uma espécie de “antropologia anarquista”. Este livro coleciona contribuições de diversos antropólogos que se aproximam a diversas realidades influenciadas pelo pensamento libertário: Brian Morris, Abel Al Jende, Harold Barclay, Félix Talego, David Graeber, Gavin Grindon, Jesus Sepúlveda, Karen Goaman e John Zerzan. Cada um desde diversos ângulos e analisando diferentes objetos de estudo, nos mostram a coisa frutífera da aproximação entre uma escola de pensamento e movimento social, por um lado, e uma disciplina científica, por outro.

LaMalatesta Editorial, Madri 2008 - 267 págs.

Mais infos: www.lamalatesta.net

Dicionário da Anarquia

Na Abadia de Thélème, imaginada por Rabelais, fazia-se o que se queria. Este constituiu um dos antecedentes daquilo que alguns séculos mais tarde se veio a designar por anarquia. As bases deste anti-sistema floresceu no lastro do iluminismo com William Godwin e Charles Fourier, mas o verdadeiro teorizador da anarquia foi, sem dúvida, Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865), autor de uma doutrina política socialista que sempre se mostrou extremamente crítica em relação a outra corrente de pensamento, o socialismo de Karl Marx.

Enquanto movimento político propriamente dito, a anarquia só aparece por volta de 1880, pouco depois da morte do aristocrata Mikhail Bakunin (1814-1876), considerado o pai de todos os anarquismos, e que foi excluído por Marx da Internacional. A anarquia assume-se como um movimento exterior a todos os partidos, e agrega múltiplas variantes e tendências.

“O que há de comum entre o anarquismo individualista, de Stirner a E.Armand, e o comunismo libertário de Kropotkine senão a oposição mais completa ao aparelho estatal? Assim como, pouco ou nada há em comum entre o pacifismo integral do anarquista Louis Lecoin, e a sua defesa da objeção de consciência, e o niilismo terrorista, já sem falar do anarquismo cristão ou, até mesmo, do anarco-capitalismo”.

Michel Ragon acaba de editar na França um Dicionário da Anarquia destinado a esclarecer uma corrente de pensamento e um movimento social muito pouco conhecido pelas pessoas em geral. Um pensamento que Michel Ragon, filho de camponeses, e hoje octogenário (nasceu em 1924), sempre partilhou, e o marcou no seu percurso de autodidata, desde o tempo que era alfarrabista nas margens do Sena até se ter consagrado como crítico de arte e de arquitetura.

De Proudhon a Cohn-Bendit, de Brassens a Léo Ferré, de Mirbeau a Camus, de Breton a Sartre, de Henry Thoreau a Herbert Marcuse, do Surrealismo ao Situacionismo, sem esquecer desenhistas como o belga Frans Masereel ou o pintor impressionista Camille Pissarro, a família libertária é de uma espantosa riqueza e de uma enorme diversidade, o que constitui simultaneamente o seu ponto fraco, mas também a sua maior capacidade de atração. Ora é todo este panorama que a obra de Michel Ragon, agora editada, pretende dar conta sob o ambicioso título, Dicionário da Anarquia.

Não falta sequer neste dicionário a menção do niilismo dos terroristas russos, referidos por Tourgueniev, Tchernychevski, Dostoïevski ou Nietzsche, ou os terroristas franceses, que se reivindicam anarquistas, desde Ravachol ao Bando de Bonnot, ou mesmo da Action Directe.

Figura tutelar em todo este movimento é, sem dúvida, Louise Michel (1830-1905), professora e conhecida figura da Comuna de Paris, a quem é reservada uma atenção especial nas múltiplas entradas de que é constituído este valioso dicionário da anarquia.

Editions Albin Michel, 2008. 665 págs.


agência de notícias anarquistas-ana
.
mescalero

No comments: