Thursday, July 17, 2008

OLHA O ROBOT!



O poeta e cantor dos UHF, António Manuel Ribeiro, escreveu na canção: "Mais um dia sem remédio/mais um dia sem emprego/ mais um dia desespero/ há-de alguém pagar o preço/ Estou em guerra/ faca afiada/ aqui à espera/ não vejo nada. /só me resta lixar o mundo/ estou contra todos e contra tudo." ("Cavalos de Corrida- A Poética dos UHF).
Ancorado numa roupagem de rigor, seriedade e eficácia, o primeiro-ministro José Sócrates não é mais do que uma farsa.
Sócrates governa contra os desempregados, contra os pobres, contra os reformados, contra os operários, contra os professores, contra a Função Pública, contra o proletariado e o "luppen" proletariado.
O primeiro-ministro governa, ao invés e sem qualquer pudor, ao lado de Belmiro de Azevedo (aliás, ele e os seus ministros fazem questão de aparecer sempre ao lado do mega-empresário na fotografia...), de Balsemão, dos senhores das OPAS, dos banqueiros dos lucros astronómicos, dos empresários do "Compromisso Portugal", de Cavaco, de Durão Barroso e até de Bush.
A sua pose pretensamente determinada, mas, no fundo, arrogante, robótica, intolerante, inerte, "tecnológica" lembra a de alguns ditadores que passaram e passam pela História.
Sócrates é uma fraude, um protótipo desprovido de humanismo.
Os apupos e vaias que tem ouvido na rua são prova disso.
A atitude gélida e autoritária de Sócrates perante o drama quotidiano dos seus concidadãos em dificuldades, a ausência de sentimentos em função da paixão pornográfica pelo défice e a reverência sadomasoquista pelas sacrossantas leis do mercado e da exploração capitalista, já metem dó.
Falta dar-lhe o "ré" e o "mi".
Mas, para tal, não bastam as críticas que os partidos de esquerda (sobretudo o BE) lhe dirigem- frouxas, insuficientes, não tendo sequer o objectivo de derrubar o governo.
A revolução nunca se fez no Parlamento.
Sócrates não presta.
Merece cair na rua.
E pode cair se nós, os proletários de hoje, nos unirmos na rebelião, sem embarcar em protestos meramente corporativos.
Até porque já pouco há a perder.

No comments: